quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Actividades propostas



  • Conhecer: a situação de crise em Portugal;
  • Alertar as pessoas: acerda da pobreza existente em Portugal;
  • Ensinar as pessoas: a colaborar com as instituições, o nível de pobreza nacional e alguns aspectos responsáveis pela crise;
  • Despertar o interesse das pessoas: de modo a incentivá-las a melhorar a qualidade de vida e a colaborar com as diversas instituições que apoiam os pobres;
  • Desenvolver a criatividade e a imaginação.

Público-alvo:

  • Utentes do lar;
  • Utentes da biblioteca escolar;
  • População de Castro Verde e arredores;
  • Alunos do 1º ciclo;
  • Alunos da turma.

Estratégias:

  • Construção de blogue;
  • Publicação de posts;
  • Escolha do tema;
  • Criação de uma história;
  • Planificação;
  • Elaboração de um inquérito relativo aos animais;
  • Formação de grupos (nome do grupo);
  • Organização de um concurso na biblioteca escolar;
  • Construção de um inquérito sobre a história mais simplificado para o 1º ciclo;
  • Construção de um inquérito sobre a história mais elaborado para o 2º e 3º ciclo;
  • Contactarão de instituições, tais como a "Cruz Vermelha";
  • Recolha de alimentos e roupa;
  • Entrega dos alimentos e das roupas a uma instituição;
  • Contacto das instituições pelo professor: Associação Canil e Gatil "Os Rafeiritos do Alentejo", Clínica Veterinária e a Câmara Municipal de Castro Verde;
  • Palestra para os utentes do lar;
  • Adopção de um pobre imaginário;
  • Construção de inquérito sobre o tema;
  • Pesquisa aprofundada sobre o tema;
  • Colocar a informaçã recolhida em PowerPoint, destinado à apresentação para turma;
  • Apresentação da história criada para os alunos do 1º ciclo;
  • Distribuição de inquéritos sobre a história;
  • Correcção dos inquéritos sobre a história;
  • Pesquisa na internet sobre o tema;
  • Entrega dos prémios ao 1º, 2º e 3º lugar;
  • Distribuição de inquéritos sobre o tema;
  • Analise dos inquéritos feitos sobre o tema;

1º Período

  • Construção de blogue;
  • Publicação de posts;
  • Escolha do tema;
  • Panificação;
  • Formação dos grupos (nome do grupo);
  • Elaboração de inquérito relativo aos animais;
  • Contacto das instituições pelo professor: Associação Canil e Gatil "Os Rafeiritos do Alentejo", Clínica Veterinária e a Câmara Municipal de Castro Verde;
  • Pesquisa na internet sobre o tema.

2º Período

  • Adopção de um pobre imaginário;
  • Criação de uma história;
  • Construção de um inquérito sobre a história mais simplificado para o 1º ciclo;
  • Construção de um inquérito sobre a historia mais elaborado para o 2º e 3º ciclo;
  • Organização de um concurso na biblioteca escolar;
  • Recolha de alimentos e roupa;
  • Pesquisa mais aprofundada sobre o tema. distribuição de inquéritos sobre a história;
  • Apresentação da historia criada para o alunos do 1º ciclo;
  • Contactação de instituições, tais como a "Cruz Vermelha".

3º Período

  • Palestra aos utentes do lar;
  • Correcção dos inquéritos sobre a história;
  • Construção de inquérito sobre o tema;
  • Distribuição dos inquéritos sobre o tema;
  • Análise dos inquéritos feitos sobre o tema;
  • Entrega dos prémios ao 1º, 2º e 3º lugar;
  • Copiar a informação recolhida para PowerPoint, destinado à apresentação para a turma;

Nota: As coisas que se encontram a negrito, significam que foram realizadas.

Obrigada

Sem comentários:

Enviar um comentário